Anuncie  |  FÓRUM  |  inclua seu software  |  meu espaço  | fale conosco  
Pesquisar
Como pesquisar
Home > Artigos > Proteja-se
Voltar à página principal do MeusDownloads
Artigo:
Proteja-se
por: Equipe MeusDownloads

1- Escolha um bom anti-vírus
O anti-vírus é um programa essencial para o seu computador. Todos os dias, centenas de novos vírus são criados em todo o mundo e você precisa estar sempre projegido contra estas pragas. Os anti-vírus mais modernos monitoram constantemente o seu computador, verificando vírus e arquivos suspeitos em todas as operações que você executa, para evitar que você seja infectado. Alguns dos mais populares são:

- Avast
- AVG

2- Firewall
Ter um software Firewall instalado atualmente é tão importante quanto ter um anti-vírus. Um software Firewall impede que o seu computador seja invadido por hackers (criminosos de informática) e também que softwares mal-intencionados enviem informações pessoais pela Internet. Se você tiver apenas um anti-vírus instalado, mas acessar constantemente a Internet, você estará desprotegido se não instalar um Firewall. O Windows XP vem com um Firewall da própria Microsoft. O Firewall do Windows é um pouco limitado, mas é melhor do que nada. Ele pode ser ativado clicando no botão Iniciar e em seguida, clicando em "Painel de Controle" > "Firewall do Windows". Caso você queira uma solução de Firewall com mais recursos, alguns dos mais populares são:

- Sygate Personal Firewall
- Zone Alarm

3- Anti-espiões
É triste, mas mesmo tendo um anti-vírus e um firewall instalado em seu computador, você ainda não está totalmente protegido. Existem muitos programas que capturam sem sua autorização, informações pessoais e de comportamento, e enviam isto para empresas que utilizam estes dados comercialmente. Para evitar que isto ocorra, você pode contar com um software anti-espião (ou anti-spyware), que deve ser executado periodicamente em seu computador. Um dos mais populares é:

- Spybot

4- Atualização do Windows
Constantemente são descobertas falhas de segurança no Windows e em outros programas integrados a este sistema operacional, que são usadas por bandidos para invadir ou causar prejuízos às pessoas. Para evitar problemas deste tipo, você deve estar sempre em dia com as atualizações disponibilizadas do Windows. Estas atualizações normalmente são feitas de forma automática, quando você está conectado à internet, mas você também pode fazê-las pelo endereço www.windowsupdate.com.

5- Procedimentos de segurança
A seguir estão algumas formas de ataque dos criminosos do mundo da informática e como se prevenir disso:

O risco   Programas mal-intencionados
O que é   Softwares desenvolvidos por criminosos, que servem para roubar informações ou simplesmente destruir dados do computador.
Disseminação   Por e-mail ou sites na Internet.
Como são usados   Normalmente o criminoso envia um e-mail ou publica um site com informações falsas, fazendo-se passar por alguma empresa conhecida e insere um link para um arquivo executável.
Como estes programas agem   Uma vez que você executa o arquivo contido no link, o programa pode fazer qualquer coisa em seu computador, desde se instalar de forma oculta para capturar tudo o que você digita e depois enviar os dados para alguém na Internet, até apagar ou danificar os seus arquivos no momento em que você o executa.
Como se prevenir   - Quando você abrir um e-mail, caso exista algum link onde o nome do arquivo termine com .exe, .com, .bat, .pif, .scr, não o execute. Estas extensões são de arquivos executáveis. Arquivos com estas extensões não devem ser executados, mesmo se o e-mail do remetente for conhecido, pois este dado pode ter sido falsificado. Caso o e-mail do remetente seja conhecido, ligue para ele ou envie um e-mail para ele confirmar se realmente enviou o arquivo executável, antes de utilizá-lo.

- Cuidado: Para enganar usuários menos experientes, os bandidos muitas vezes fazem alterações nos nomes dos arquivos, usando extensões conhecidas de arquivos de dados, por exemplo: minhafoto.jpg.exe. JPG é uma extensão conhecida de arquivos de imagem, mas o que vale são as últimas 3 letras, ou seja, como o arquivo termina com .exe, é porque ele é um executável e não um arquivo de imagem.

- Quando estiver procurando programas na Internet, dê preferência em fazer o download a partir de sites de download conhecidos, como o MeusDownloads, pois os programas publicados normalmente são testados antes de serem disponibilizados, minimizando as chances de seu computador ser infectado.

- Antes de executar qualquer arquivo baixado da Internet, execute o anti-vírus nestes arquivos. Dica: Para escanear vírus em arquivos específicos, abra o Windows Explorer (gerenciador de arquivos), clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo baixado e em seguida, escolha a opção "Escanear" ou "Scan".

- Os sites de cartão virtual estão sendo uma das maiores vítimas da ação dos criminosos. Caso você receba algum e-mail dizendo que você recebeu um cartão, verifique se o link para a visualização do está apontando para um arquivo executável. Caso esteja, apague o e-mail, pois é fria.

- Ignore e-mails de desconhecidos que possuem links para supostas fotos de não-sei-quem, ou que dizem que vão lhe dar um celular de graça, ou que possuem uma foto sua pelado(a), ou que você acaba de ganhar R$ 1.000.000,00 etc. Não seja ingênuo(a).

O risco   Phishing scam
O que é   E-mails ou sites falsos que possuem o objetivo de enganar as pessoas para obter informações pessoais, como dados bancários.
Disseminação   Por e-mail ou sites na Internet.
Como são usados   Normalmente os criminosos criam réplicas de sites de bancos ou lojas virtuais e solicitam por e-mail que a vítima faça uma atualização de cadastro ou entrem no sistema com sua identificação e senha.
Como estes programas agem   Os sites falsos são réplicas quase perfeitas dos verdadeiros. De posse de suas informações bancárias, por exemplo, uma quadrilha pode articular o roubo de dinheiro de sua conta bancária.
Como se prevenir  

- Só entre no site de seu banco a partir do computador de sua casa. O computador do seu trabalho, de um amigo ou de um Ciber Cafe pode estar infectado com programas mal-intencionados, que podem capturar tudo o que você está digitando, para depois enviar pela Internet estes dados.

- Nunca use links contidos em sites ou em e-mails para entrar em sites onde você possui conta de acesso, especialmente para entrar em sites de banco ou onde você possua acesso a dados sigilosos. Quando for entrar em um site desses, abra o seu navegador da Internet e digite você mesmo(a) o endereço do site.

- Fique atento: Sites de banco jamais solicitam seus dados de acesso.


O risco   Instalação de ActiveX
O que é   São programas instalados a partir de sites na Internet. Podem ser plugins ou recursos interessantes, distribuídos por empresas sérias, mas também podem ser programas mal-intencionados.
Disseminação   Ao navegar em sites na Internet.
Como são usados   Quando você navega em certos sites, algumas vezes aparece automaticamente uma janela perguntando se você quer instalar um controle ActiveX ou baixar um arquivo executável.
Como estes programas agem   Os criminosos muitas vezes disponibilizam um link com uma informação falsa, dizendo que para visualizar uma foto ou baixar um certo programa, você precisa instalar um controle ActiveX. Uma vez que você faz isso, um programa mal-intencionado é instalado em seu computador.
Como se prevenir  

- Só baixe arquivos ou instale controles ActiveX se você estiver navegando em sites de empresas conhecidas.

- Ignore sites que informam que para você navegar neles, baixar arquivos ou acessar determinadas seções, você tem que instalar um controle ActiveX, a não ser se o site for conhecido e de sua confiança.

6- Perguntas comuns
Infelizmente, temos que ter diversos cuidados com a segurança de nossos dados pessoais, contidos em nosso computador. Existem porém diversos boatos sobre riscos que na verdade não existem ou que não são tão sérios quanto são descritos. Veja a seguir:

1- Qualquer arquivo pode ter vírus?
R: Os arquivos podem ser divididos em dois grupos: arquivos de dados e arquivos executáveis. Arquivos de dados são arquivos que não rodam instruções em seu computador. Eles apenas contém dados, que são lidos por outros programas (arquivos executáveis). Os arquivos executáveis são programas, que rodam instruções em seu computador. Servem para executar tarefas, dentre elas, ler arquivos de dados. Somente os arquivos executáveis representam um perigo real, pois se estiverem infectados por vírus ou se forem programas mal-intencionados, poderão causar danos ou espionar os dados de seu computador.

Para identificar o tipo de um arquivo, você deve visualizar a sua extensão, que são normalmente três ou mais letras localizadas no final do nome do arquivo, após um ponto (.). OBS: Caso um arquivo tenha mais de um ponto (.), a extensão serão as letras após o último ponto. Por exemplo: minhafoto.jpg.exe - a extensão deste arquivo é .exe.

Alguns formatos populares de arquivos de dados:
.htm, .html, .gif, .jpg, .bmp, .mp3, .txt, .psd, .avi, .doc, .xls, .ppt, .mdb

Atenção: Você deve tomar um cuidado especial com arquivos que abrem no pacote Office da Microsoft (as quatro últimas extensões citadas), como o Word, Excel, Power Point e Access. A Microsoft desenvolveu um recurso chamado de MACRO, que serve para aditivar seus arquivos de dados com a capacidade de, a partir dos programas que os lêem, executar determinadas instruções no computador, como se fossem programas (arquivos executáveis). Quando um arquivo do Office possui uma MACRO embutida, ao abrí-lo uma mensagem aparece perguntando se você deseja ou não habilitar as funções da macro do arquivo. Caso você não conheça a autoria deste arquivo, basta não permitir a execução da macro contida, pois ela pode ter sido deselvolvida com o intuito de danificar os dados de seu computador.

As extensões mais conhecidas de arquivos executáveis são:
.exe, .com, .pif, .scr, .bat, .dll

Jamais abra um arquivo destes caso não saiba do que se trata, pois pode ser um vírus ou programa mal-intencionado.

2- Meu computador pode ser infectado se eu apenas navegar ou ler e-mails?
R: O ato de apenas navegar ou ler e-mails não costuma representar um risco, desde que você não abra links com arquivos executáveis e não instale controles ActiveX desconhecidos. Devido à falhas de segurança, alguns sites podem representar um risco, mas se você estiver com um anti-vírus, um programa de firewall instalado e mantiver as atualizações do Windows em dia, não há muito o que se preocupar. Pode navegar e ler e-mails tranquilamente...

3- Vírus são criados sozinhos? Como eles se reproduzem? De que planeta eles vêm?
R: Por favor não ria. Algumas pessoas superestimam o poder atual da informática e acreditam que existem fatores desconhecidos de inteligência artificial (ou alienígenas) capazes de criar vírus. Outro fator que causa dúvidas é a forma de proliferação ("reprodução") dos vírus.

Para começar: Vírus de computador não é um ser vivo (até na vida real existem discussões sobre isso). São programas desenvolvidos por programadores, com finalidades criminosas. Para descontrair: Uma vez eu estava fazendo um curso de conserto de micro e um dos alunos afirmou de pés-juntos: "Se você pressionar a tecla ENTER duzentas vezes seguidas, um vírus será criado em seu computador". Eu ri um bocado, certo de que era uma piada. Percebi logo depois que ele estava falando sério. Não quis discutir sobre isso, afinal, futebol, religião e isso que ele falou, não se discute.

Como se proliferam: Existem basicamente dois tipos de vírus:

- O que se instala dentro de arquivos executáveis: Consistem em pequenos programas que são gravados dentro de outros arquivos executáveis. Quando você executa um programa de seu computador que está com um vírus embutido, o código do vírus também irá rodar instruções em seu computador, gravando cópias dos vírus em outros executáveis de sua máquina ou da rede e executando a tarefa criminosa ao qual ele foi desenvolvido, como roubar ou monitorar seus dados pessoais, danificar ou excluir arquivos de seu computador etc. Estes tipos de vírus são criados por programadores-bandidos mais experientes. Diz a lenda que algumas empresas de anti-vírus desenvolvem alguns destes tipos de vírus, para criar a dependência de se utilizar softwares anti-vírus.

- O software mal-intencionado (também conhecido como cavalo-de-tróia): São programas que se fazem passar por algo desejável mas que na verdade foram desenvolvidos com finalidades criminosas. Qualquer programador "meia-boca" é capaz de criar uma porcaria destas, seja para apagar arquivos de seu computador, ou então para roubar dados pessoais. Fique atento, não abra arquivos executáveis enviados por e-mail ou em sites suspeitos na Internet.


MeusDownloads © 2008 - www.meusdownloads.com.br
inclua seu software | fórum | fale conosco | privacidade | meu espaço
contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site