Anuncie  |  FÓRUM  |  inclua seu software  |  meu espaço  | fale conosco  
Pesquisar
Como pesquisar
Home > Artigos > Proteja-se
Voltar à página principal do MeusDownloads
Artigo:
Troca de arquivos e música
por: Equipe MeusDownloads

Já faz algum tempo, os softwares de compartilhamento de arquivos se popularizaram bastante por permitir que pessoas do mundo todo compartilhem os arquivos que quiserem entre si, com relativa segurança e boa velocidade de transmissão de dados. é possível encontrar todo tipo de arquivos por estes serviços de compartilhamento: músicas, vídeos, programas etc.

Vamos ver neste tutorial como funcionam estes serviços e como utilizá-los de forma mais segura.

 
Como começou
 
Um dos softwares pioneiros deste gênero foi o Napster, que você já deve ter ouvido falar. O Napster tornou-se um software muito popular. Como serve para compartilhar qualquer tipo de arquivo, logo foi utilizado para disseminar a pirataria de músicas, softwares etc. O Napster sofreu ações judiciais, principalmente por parte de gravadoras, que começaram a ter prejuízos devido ao compartilhamento de músicas pelo serviço. A justiça impôs diversas restrições ao Napster, bloqueando e controlando o seu uso. Enquanto o Napster possuia um servidor central que guardava informações sobre os computadores conectados, uma nova geração de softwares do gênero surgiu, sem centralização de dados. Isso tornou bem mais difícil qualquer tipo de controle. Dentre os softwares mais populares desta nova "safra" estão o Kazaa e o Emule.
 
Como funcionam
 
Para utilizar um software destes, basta possuir acesso à Internet. Na instalação, normalmente é exibido um assistente de configuração, onde o item mais importante é a definição de quais pastas de seu computador serão compartilhadas. Uma vez que você define as suas pastas compartilhadas, qualquer pessoa conectada ao serviço poderá baixar os arquivos nelas contidas.

A partir de uma ferramenta de busca, você poderá localizar arquivos em toda a rede de computadores que também estiverem conectados ao serviço, podendo baixá-los.
 
Perguntas frequentes
 
1- Caso o computador de onde eu esteja baixando um arquivo se desconectar do serviço, o que acontece?
Os softwares de compartilhamento de arquivos (chamados de Peer-to-peer) possuem recursos avançados para aumentar a velocidade e as chances de conclusão de um download. Normalmente, muitas pessoas possuem um mesmo arquivo, sendo assim, quando você está baixando um arquivo, o software irá gerenciar isto da melhor forma. Caso o computador de onde você está baixando um arquivo seja desconectado, o software automaticamente procura outro computador que possua o arquivo e continua o download de onde ele parou.
 
2- Existe risco de um hacker invadir o meu computador se eu estiver utilizando um software destes?
Você deve sempre optar por utilizar os softwares mais populares deste gênero, que recebem atualizações constantes e possuem recursos melhores de segurança para prevenir qualquer tipo de incidente. Não é comum ouvir falar de problemas de invasão causados por brechas de segurança nestes software, mas é bom você seguir sempre as dicas do artigo "Proteja-se", também publicado no MeusDownloads.
 

3- As pessoas vão poder ver e baixar todos os arquivos do meu computador?
Não. Somente as pastas que você indicar explicitamente no programa de compartilhamento poderão ser vistas e baixadas por outras pessoas.


MeusDownloads © 2008 - www.meusdownloads.com.br
inclua seu software | fórum | fale conosco | privacidade | meu espaço
contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site