Softwares | Jogos | Jogos online | Serviços online | Sair  
  Pesquisar no MeusDownloads
Olá, você não está logado ( efetue login ou cadastre-se )  
 Pesquisar

Pesquisar



Microsoft XNA Game Studio 3.0 CTP

Voltar Voltar à página anterior  |  Informações sobre o Microsoft XNA Game Studio 3.0 CTP


Artigo    Artigo

Games: a oportunidade do XNA Challenge para o ensino

por: Bruno Melo em 16/05/2008 10:51, 128 visualizações

Iniciativa de professores do Instituto de  Computação da Unicamp juntou alunos para um teste nas férias e acabou nas finais da Imagine Cup 08, competição de games patrocinada pela Microsoft.


A Microsoft Brasil promove diversas competições e eventos sobre suas ferramentas e tecnologias durante todos os anos.


Profissionais de TI e estudantes universitários de todo o Brasil participam em grande número nesses eventos, em busca de mais  conhecimento e oportunidades para a carreira. Nesse contexto, no final de 2006 foi anunciado o primeiro XNA Challenge que recebeu dezenas de projetos inscritos e teve a participação de centenas de pessoas na final em fevereiro de 2007.


Toda a repercussão marcou no país a data em que uma multidão de programadores (mesmo os mais iniciantes) começaram a desenvolver jogos  sob uma tecnologia nova chamada XNA.


O XNA é um framework que permite aos programadores produzir um jogo de forma mais rápida ao utilizar um ambiente orientado aos jogos com  métodos e controles especiais. Baseado na linguagem de programação chamada C#, o XNA configura-se como uma extensão ao Visual Studio, mesmo o Express Edition.


Atualmente está na versão 2.0 e já existem expectativas e avisos sobre sua próxima versão, a 3.0.


Anunciado no segundo semestre de 2007, o 2º. XNA Challenge teve o tema “Meio Ambiente Sustentável”, diretamente ligado à Imagine Cup ‘08, que definiu o Challenge como um trampolim para a competição internacional, já que em 2008 haveria uma nova categoria: a Game Development. Tudo definido, tempo passando e diversos competidores programando.


Dos projetos submetidos, os cinco melhores foram selecionados para participar de uma final em São Paulo, aberta ao público que iria  definir o campeão, o segundo e o terceiro (além de um prêmio adicional,  de maior indicação do público presente). Dos finalistas, dois projetos  são Grupo de Projeto e Desenvolvimento de Jogos (GPDJ) da Unicamp, do  qual falaremos mais adiante.


Voltando ao Challenge, a criatividade rolou solta. Bruno Evangelista (UFMG) criou “Alice, os Parasitas e o Livro do Tempo” em que o jogador encarna uma menina com poderes especiais para salvar o planeta de seres malignos.


Da Unesp, Guilherme Campos apareceu com “City Rain” (foto), um jogo estilo  Sim City, em que o jogador constrói uma cidade na posição de prefeito e aprende sobre ecologia e urbanismo.


Outro competidor, José Lourenço (UNIVAP), participou com “Great Adventures of Ted” onde você precisa juntar os cristais e combater o vilão Shredder.


Carolina Gomes (GPDJ/Unicamp) desenvolveu “Gariman”, que descreveu  da seguinte forma: “o jogador encarna um simpático lixeiro que tem como ambição ser aprovado como membro dos Gariman, o esquadrão de elite que  viaja pelo mundo a limpar cidades”. O game foi desenvolvido em uma equipe maior, incluindo Thiago Coser, André Esteve e Lucas Bueno, todos integrantes do GPDJ da Unicamp, e o objetivo final é a conquista na França da Imagine Cup 08. As finais mundiais de 2008 acontecerão em  Paris, França, entre 3 e 8 de julho.


Por fim, o último competidor e campeão do torneio foi Vítor Antoniolli (GPDJ/Unicamp) com o game “Recicle” em que a missão é despoluir um rio coletando corretamente os lixos recicláveis. Recicle (foto) foi desenvolvido por Vítor Antoniolli e Zhenlei Ji, com participação de  Fábio Reis, todos do GPDJ da Unicamp. Além do prêmio do júri, o game também levou o prêmio adicional decidido pelo público do evento.


A esta altura você deve estar se perguntando de onde saiu esse grupo de jogos da Unicamp chamado GPDJ. Pois bem, contarei sobre a história do grupo e o sucesso que obtivemos no mundo dos games. Antes, devo me  apresentar: atuo como coordenador do grupo. O GPDJ formou-se de uma  iniciativa de dois professores do Instituto de Computação da Unicamp,  onde que eles procuravam alunos para desenvolver um teste na férias. Por causa do período, somente quatro alunos deixaram as férias de lado  para 15 dias de programação, e dessa experiência nasceu o iCoco  (vice-campeão SBGames 2007). No projeto iCoco atuei já como coordenador, ajudando os alunos nos entraves, mas não durante toda a  programação.


Em seguida, mais alunos aderiram ao grupo e iniciou-se o projeto Gariman, em agosto/2007. Como alguns dos alunos não estavam diretamente ligados ao projeto Gariman, em dezembro eles começaram a produção do Recicle pensando diretamente no 2º. XNA Challenge.


Felizmente, como mencionado, Gariman e Recicle foram selecionados entre os cinco finalistas. Em seguida, ambos os projetos foram  submetidos (com modificações) para a Imagine Cup ‘08, e dos oito projetos brasileiros aceitos para o Round 2, dois são do GPDJ.


O sucesso rendeu ao grupo e integrantes notícias e entrevistas em jornais e na internet. Como já conversei com amigos a respeito e nem sempre o retorno é rápido para outros grupos, pensei em montar uma  fórmula mágica. A mais próxima que cheguei foi: junte programadores  interessados e motivados (mesmo sem receber nada, e sem saber o que pode acontecer no futuro) e adicione artistas e modeladores experientes (crucial no caso do GPDJ). Por fim, se alguém desejar ajudar em outras  questões como publicidade e testes, não deixe de fora.


Bruno Melo é graduando em Engenharia de Computação na Unicamp. Microsoft Student Partner, campeão nacional 2º. XNA Challenge, coordenador do Grupo de Projeto e Desenvolvimento de Jogos da Unicamp e engenheiro de software do Microsoft Innovation Center/Interop.

O que você achou?     (2 votos)

Comente sobre este texto FECHAR
Nome:

 

Quero receber notificações sobre comentários efetuados a este texto durante:

 

Comentários  -  Ver todos

Ordenar por:
Por Anghelo, 15/06/2015 20:24:15 Nota dada ao texto: 0% Replicar 
This arlctie keeps it real, no doubt.

Esse comentário foi interessante? SIM (0 / 0%)   NÃO (0 / 0%)

 

MeusDownloads © 2008 - www.meusdownloads.com.br
Voltar para MeusDownloads | Fale conosco | Cadastre-se | Sair

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site
contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site