Softwares | Jogos | Jogos online | Serviços online | Sair  
  Pesquisar no MeusDownloads
Olá, você não está logado ( efetue login ou cadastre-se )  
 Pesquisar

Pesquisar



Twitter

Voltar Voltar à página anterior  |  Informações sobre o Twitter


Artigo    Artigo

O Twitter e as redes sociais efêmeras

por: Roberto Cassano em 31/07/2008 12:01, 545 visualizações

O Twitter é um iceberg desgovernado pilotado por um  mamute míope, mas tem uma qualidade peculiar: é uma rede social  diferente na estrutura, na mecânica e nos vínculos que unem seus  membros.


A rede muda o tempo todo, como blocos de gelo se movendo sobre o mar gelado. Nesse sentido, o Twitter é a ponta de outro iceberg que esse organismo vivo e mutante que é a internet se prepara para jogar sobre  nossas cabeças.


Não porque inaugura a era das conversas, idéias, discussões e  manifestos em 140 caracteres (nunca imaginei que coubesse tanta coisa  em tão poucas letras). Nem porque revela novos formadores de opinião e  deliciosos usuários fake (o Oscar do Twitter para o @darthvader, por  favor).


Na verdade, é por tudo isso que o Twitter é um iceberg desgovernado pilotado por um mamute míope, mas sobretudo por uma característica peculiar: ele é uma rede social diferente em sua estrutura, em sua  mecânica e nos vínculos que unem seus membros. Pois vejamos:


É unilateral


Ao contrário das redes sociais convencionais, o vínculo de amizade no Twitter é fraco. Para começar, não se pede autorização para se  seguir alguém. Você segue, e ponto. Nem escolhe quem vai segui-lo, embora ainda possa bloquear pessoas. Isso muda tudo. Primeiro porque não há tantos escrúpulos em se deixar de seguir alguém. Excluir alguém de seu Orkut é dramático. Rende até música. É quase como rasgar fotos ou arranhar o vinil do Odair José do outro. “Desseguir” alguém no Twitter é normal.


Ainda por ser unilateral, cria figuras diferentes. No lugar dos dois  extremos (solitário e popular), temos as diferentes gradações. Tem os  seguidores natos, que praticamente ouvem e nada criam. Há os formadores  de opinião, com poucos seguidos e milhares de seguidores. E há os neutros, onde boa parte dos seguidores na verdade estão retribuindo a gentileza de serem seguidos. No mundo das redes sociais, onde status é a moeda corrente, isso muda tudo.


É totalmente estruturada em seus membros


Não existe um portão da comunidade entre o público externo e seus membros. O sentimento de que se está “dentro do Twitter” é diferente de o sentimento de se estar “dentro do Orkut”. Além disso, sua extrema  simplicidade difere do ambiente cada vez mais repleto de aplicativos  das redes sociais convencionais. Ele é simples e direto.


É uma rede efêmera


Esse é um dos pontos que mais me fascinam e em que mais aposto no longo prazo. O uso das tags (palavras iniciadas com #) permite que  comunidades se formem de forma instantânea e efêmera enquanto o assunto  (um evento, um meme, uma pessoa) estiver em voga. É o que acontece durante transmissões esportivas, por exemplo.


Usando a busca do próprio Twitter (o antigo Summize) ou outras  ferramentas, os usuários iniciam um diálogo “maluco” onde não há um  interlocutor definido. É como se ilustres desconhecidos subissem em  seus telhados e gritassem com megafones frases sobre um assunto específico. E eles ouvirão uns aos outros, falarão ao mesmo tempo e,  com boa vontade, vão acabar se entendendo.


Em nenhum momento eles necessariamente estabelecem vínculos entre si (amizades), nem com o tema (comunidades). Quando o assunto morre, cada  um desce de seu telhado e a rede se desfaz.


O que ficam são os seguidos e seguidores que podem se formar e o histórico da conversa, publicado nas páginas de cada participante. Mas, salvo na busca pela tag, isso permanece de forma totalmente dispersa.  Para quem olha a parte, e não o todo, há apenas fragmentos sem sentido  completo.


Isso tem grande impacto em como entendemos as redes sociais, os papéis das comunidades e especialmente em como quantificamos isso em nossos sistemas de mensuração. Que métricas precisaremos desenvolver para capturar isso?


O Twitter não é o fim. Mas ele é um modelo para as redes sociais do futuro que, no rastro da abertura permitida pelas APIs de integração inter-redes, serão cada vez mais abertas, transparentes,  multiplataformas e efêmeras. Redes sociais sem muros nem membros, mas  com milhares de construtores.


É fascinante esse mundo onde o chão é sólido como gelo. Que nosso mamute míope não encontre muitas baleias em seu caminho.


Roberto Cassano é diretor de estratégia e  mídias sociais na Agência Frog e mantém o Blog do Cassano

O que você achou?  

Comente sobre este texto FECHAR
Nome:

 

Quero receber notificações sobre comentários efetuados a este texto durante:

 

Comentários  -  Ver todos

Ordenar por:
Por Eresseassig, 07/07/2012 02:51:10 Nota dada ao texto: 0% Replicar 
コーチショルダーバッグ

Esse comentário foi interessante? SIM (0 / 0%)   NÃO (0 / 0%)
Por Dusyabsomma, 30/10/2012 20:22:27 Nota dada ao texto: 0% Replicar 
jacobs by marc jacobs

Esse comentário foi interessante? SIM (0 / 0%)   NÃO (0 / 0%)
Por XRwogannimeieTest, 11/05/2013 14:02:06 Nota dada ao texto: 0% Replicar 
The software helps with diagnosing over three hundred viruses of respiratory and digestive systems, meningitis, cholera and some cancers by extracting a sample of a patient's blood or nasal mucus or any other human body fluid that is needed. The same goes for each and every item in our Louie Vuitton lines- from our Louis Vuitton Bags to our Fendi handbags. There's no point in talking about it.". Berry is currently also on hiatus from her acting day job while she is pregnant with her second child. Even the price is reasonable.

Esse comentário foi interessante? SIM (0 / 0%)   NÃO (0 / 0%)

Outros textos

Descrição Aprovação Visualizações
Multishow/Globo.com integra Twitter 0%
desde: 04/07/2008
60
Como ajustei o Twitter para não ficar maluco (nem desencanar de vez) 0%
desde: 29/05/2008
56

 

MeusDownloads © 2008 - www.meusdownloads.com.br
Voltar para MeusDownloads | Fale conosco | Cadastre-se | Sair

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site
contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site