Anuncie  |  FÓRUM  |  inclua seu software  |  meu espaço  | fale conosco  
Pesquisar
Como pesquisar
Home > Artigos > Proteja-se
Voltar à página principal do MeusDownloads
Artigo:
Vocę sabe mesmo fazer buscas no Google?
Por: Equipe MeusDownloads - 22/12/2006

O Google, assim como alguns outros bons engenhos de busca se empenham em trazer sempre os resultados mais relevantes para o usuário. Na verdade, o sucesso do Google se deve, em parte, justamente ao fato dele conseguir “interpretar” o desejo do usuário de modo mais eficiente do que seus concorrentes, trazendo, dentre as dezenas ou milhares de resultados, os mais relevantes no topo da listagem, de modo a agilizar o processo de busca e proporcionar uma boa experiência ao usuário.

Muitos autores de sites estudam estes critérios de relevância e tentam adaptar – às vezes de maneira danosa e maliciosa – o conteúdo de seus sites, para aumentar o número de acessos. Isso prejudica a tão importante relevância no momento em que você efetua uma pesquisa, fazendo com que, muitas vezes, sites de conteúdo irrelevante em relação ao que você está procurando sejam exibidos no topo do resultado da pesquisa, dificultando o seu acesso ao que realmente lhe interessa.

Antes de apresentar as dicas, é importante entender como funcionam os critérios gerais de pesquisa do Google, assim como vários outros engenhos de busca:

Digitando um grupo de palavras qualquer, o Google irá localizar páginas na Internet que contenham todas as palavras inseridas em uma mesma página, em qualquer ordem, retornando os resultados de acordo com diversos fatores de relevância. Dentre estes fatores de relevância, alguns dos principais são:

- A ordem em que as palavras aparecem;
- A posição e local da página em que as palavras aparecem;
- A relevância referencial do site ao qual a página pertence.

OBS: Letras maiúsculas ou minúsculas não são levadas em conta, assim como acentos.


Existem algumas técnicas para você melhorar a eficiência de suas pesquisas, restringindo melhor o resultado, "ajudando" assim o engenho de busca a encontrar o que você está procurando. Algumas delas são:
 
1- O uso de aspas " "


Esta é talvez a técnica mais importante. Quando você insere um grupo de palavras entre aspas, o Google irá procurar por páginas na Internet que possuam estas palavras, juntas e exatamente na ordem em que você as inseriu. Por exemplo:

retornará páginas na Internet que contenham o trecho "O jogo Tibia se tornou", exatamente como ele está escrito. O fato de estar entre aspas implica que os resultados tragam apenas páginas que contenham este texto, nesta ordem, juntos em uma mesma página.

Você pode mesclar o uso de textos entre aspas com outras palavras fora das aspas. Assim, o Google irá localizar páginas que contenham todas as palavras em uma mesma página, em qualquer ordem, além do trecho que está entre aspas, com as palavras juntas e na ordem em que está escrito. Exemplo:

Veja como vem o resultado, confirmando a descrição feita anteriormente:

 

2- Exclusão de palavras

Você pode também eliminar do resultado da busca, palavras que possuam uma determinada palavra. Isso também é um recurso muito útil. Veja a pesquisa abaixo:

Na época em que este artigo foi feito, a pesquisa usando o texto "O jogo Tibia se tornou" downloads conta retornava apenas um resultado no Google, sendo assim, quando excluímos a palavra "conta" inserindo um sinal de menos (-) do lado esquerdo desta palavra, a busca não trouxe nenhum resultado.

 

3- Curiosidades

Algumas curiosidades interessantes no uso do Google são o uso do termo "define:" e o papel de calculadora que o Google também desempenha.

O termo "Define:"

O termo "Define:" usado em uma pesquisa, serve para localizar definições praticamente qualquer coisa na Internet, como uma espécie de enciclopédia. Por exemplo:

Esta pesquisa trouxe o seguinte resultado:

A Calculadora

Para usar a calculadora do Google, basta inserir uma expressão matemática qualquer e clicar no botão "Pesquisar". A expressão pode inclusive conter parêntesis, agrupando várias operações de uma só vez. É só usar.

 
 

Faça uma busca agora em:

http://www.google.com



MeusDownloads © 2008 - www.meusdownloads.com.br
inclua seu software | fórum | fale conosco | privacidade | meu espaço
contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site