inclua seu software | fórum | fale conosco | meu espaço  
Pesquisar
Como pesquisar
Home > Artigos > Jogos > Tíbia
Voltar à página principal do MeusDownloads
Artigo:
Tibia - Informações e dicas essenciais
Por: Equipe MeusDownloads - 22/12/2006

ÍNDICE

Informações gerais sobre este artigo

Sobre Tibia
- O que é Tibia
- Por que jogar Tibia?
- Do que preciso para começar a jogar?
- Dicas básicas do jogo

O jogo
- Vocações
            - Knight
            - Paladin
            - Magos (Sorcerer e Druid)
- Qual vocação ganha a batalha em mundos PVP (jogador contra jogador)


Melhores técnicas para lutar contra outros jogadores
- Técnicas de combate para Knights
- Técnicas de combate para Magos (Sorcerer e Druid)
- Técnicas de combate para Paladin

 
Informações gerais sobre este artigo   (voltar ao Índice )
 

O jogo Tibia se tornou um fenômeno de downloads no site MeusDownloads. Por conta disso, a equipe do site se sentiu na obrigação de estudar este fenômeno e então criamos um artigo com diversas informações sobre o jogo, baseadas em experiências de jogo, dicas e informações importantes para quem quer entrar neste mundo encantador.

As informações contidas neste artigo foram obtidas a partir da experiência de jogo de nossa própria equipe, de dezenas de outros jogadores, da leitura de centenas de artigos e fóruns espalhados pelo mundo, pela observação de centenas de vídeos publicados por jogadores onde foi possível observar as vantagens e desvantagens de cada item, permitindo que criássemos um dos mais completos guias de informação, essencial para um melhor aproveitamento do jogo. Aproveite!

 
O que é Tibia   (voltar ao Índice )
 

Tibia é um Jogo multi-player onde vários jogadores interagem de diversas formas por meio da Internet. O cenário é uma espécie de mundo medieval-mágico, onde você é um guerreiro que utiliza armas e magias para explorar as várias cidades do mundo, em busca de riqueza, poder e glória.

O jogo é gratuito, mas você pode pagar por uma conta PREMIUM, que dá algumas vantagens, das quais as principais são a possibilidade de viajar para cidades exclusivas e o direito de usar o sistema de transporte, que poupa seu tempo para ir de uma cidade para outra. Existem outros benefícios, mas como não são tão grandes assim em relação às contas gratuitas, Tibia se torna um excelente jogo também para quem não está interessado em pagar para ter uma conta premium.

Provavelmente a CipSoft, empresa desenvolvedora, do jogo jamais iria admitir, mas Tibia é uma cópia idêntica em conceitos de um jogo muito famoso e muito antigo, na época das BBSs (antes da Internet existir), chamado "The legend of the Red Dragon". O jogo original ficou conhecido mundialmente pelo encanto e vício que causava em seus jogadores. Diversão garantida. A CipSoft transformou isso em um jogo gráfico, expandiu as funcionalidades e obteve sucesso semelhante.

Você começa um jogo como um guerreiro fraco e com armas rudimentares, em uma cidade matriz chamada Rookgaard, que serve para ir se acostumando com o jogo até poder ir para as cidades onde o jogo começa de verdade. Você tem uma tabela de habilidades (Skills), que se desenvolvem na medida em que você joga. Cada vez que você mata uma criatura usando uma espada, por exemplo, seu skill de espada (sword) se desenvolve, ou seja, cada vez você dará golpes mais fortes nas criaturas, matando-as mais rápido e podendo enfrentar criaturas mais fortes com o passar do tempo. Usando um escudo (shield), suas habilidades deste equipamento também irão se desenvolver. Com isso, com o passar do tempo, quando você for atacado pelas criaturas do jogo ou por outros jogadores, os ataques terão menos dano.

Fora as habilidades que você vai adquirindo, também é possível comprar novas armas e equipamentos ou encontrá-las dentro das criaturas que você mata.

Cada criatura que você mata faz com que sua experiência aumente. É um processo lento, e por isso acaba sendo valorizado pelos jogadores. Quanto maior o seu nível (level) mais poderoso você se torna. Fica mais rápido, aumenta a capacidade de transporte de itens e de magia.

É possível conversar por meio de chat com outros jogadores, fazer amizades, comprar e vender itens para outros jogadores, lutar junto contra criaturas e, em mundos PVP (Player-versus-player), lutar contra outros jogadores, se necessário.


 
Por que jogar Tibia?   (voltar ao Índice )
 

Tibia é um desses jogos onde muitas pessoas amam e outras tantas odeiam. A primeira dificuldade é a língua. O jogo é todo em inglês. Se você tiver muita dificuldade com inglês, provavelmente vai querer abandonar o jogo rapidinho, porque não vai conseguir jogar, a não ser que tenha muita boa vontade ou algum jogador mais experiente esteja orientando você.

A segunda dificuldade é que Tibia é um jogo complexo, existem muitos detalhes. O ideal é acessar o site www.tibia.com ou as dezenas de sites de comunidades existentes e estudar bastante o jogo antes de começar a jogar para valer, de modo que a experiência de jogo seja positiva desde o início.

No entanto, uma vez que você aprender as principais características e recursos de jogabilidade deste game, pronto: mais um viciado... "Hail the King".

 
Do que preciso para começar a jogar?   (voltar ao Índice )
 

Primeiramente você deve acessar o site www.tibia.com, baixar e instalar o cliente do jogo, que tem em torno de 10 MB. Após isso, é preciso criar uma conta no próprio site do Tibia (www.tibia.com), que será necessária para acessar o jogo.

Quando você entra no jogo pela primeira vez, você estará na cidade matriz Rookgaard, onde várias informações sobre como jogar irão aparecer na tela na medida em que você vai jogando, como se fosse um tutorial. Quando tiver alguma dificuldade ou até mesmo antes de jogar, é recomendável que você acesse a seção GUIA do site Tibia, para aprender as principais funcionalidades do jogo.

 
Dicas básicas do jogo   (voltar ao Índice )
 

Muitas pessoas abandonam o jogo porque não conseguem aprender em tempo as principais características do jogo e se vêem frustradas. Algumas informações gerais:

Você inicia o jogo dentro de um templo, na cidade de Rookgaard. No lado direito está um painel onde você tem todas as informações do seu jogador, tais como: seus equipamentos, suas habilidades (Skills), dentre outras informações. Você começa com equipamentos rudimentares e, na medida em que vai ganhando dinheiro e matando criaturas mais fortes, vai trocando seus equipamentos e armas por outros melhores.

Abaixo está um "guia de sobrevivência", para você entender o que pode fazer no jogo e poder jogar facilmente desde o começo:

1- Para andar, você pode usar as setas do teclado ou clicar no local onde deseja ir. Você pode também clicar em um ponto qualquer do mapa (no canto superior direito da tela), para movimentar o seu jogador para um local específico.

2- Na parte de baixo da tela tem uma janela chamada "Default". Escrevendo alguma coisa na caixa de texto que fica embaixo e pressionando a tecla Enter, todos os jogadores que estiverem visíveis na tela verão sua mensagem. Clicando com o botão direito do mouse em um jogador e escolhendo a opção "Send message to <nome_jogador>" você inicia uma conversa privada com ele.

3- Ao encontrar uma criatura, você pode atacá-la usando uma das seguintes opções:

- Clicando com o botão direito nela e em seguida escolhendo a opção Attack;
- Pressionando a tecla ALT e em seguida clicando na criatura.

4- Do lado do mostruário dos equipamentos que você está usando, existem seis pequenos botões. Nos botões da esquerda, você verá os seguintes textos caso passe o mouse em cima dos botões: "Offensive fighting", "Balanced Fighting", Defensive fighting". Ao atacar uma criatura em Offensive Fighting, a probabilidade de causar um dano maior nela é superior, porém, a probabilidade de você receber um ataque que lhe machuque mais também é maior. Do mesmo modo, usando o modo "Defensive fighting", a tendência é você receber danos menores das criaturas que lhe atacarem, mas seus ataques também irão causar menos danos nas criaturas. Você deve escolher a estratégia de combate baseado nos seus equipamentos, habilidades e criatura com quem está lutando.

5- O primeiro botão do lado direito ("Stand while fighting"), faz com que, ao indicar o ataque a uma criatura qualquer (item 3), seu jogador permanecerá imóvel, você terá que movimentá-lo (item 1) para próximo da criatura para que ela seja atacada. Ativando o botão logo abaixo ("Chase Opponent"), ao indicar o ataque a uma criatura, seu jogador automaticamente irá ao encontro dela, para o combate.

6- A maioria das criaturas possui itens dentro dela, que podem ser pegos quando elas morrem. Esses itens podem ser equipamentos, dinheiro (gold), armas e comida. Cada espécie de criatura pode vir com itens específicos dentro delas. Normalmente, criaturas mais difícies têm melhores itens. Após matar uma criatura, você pode ver e pegar os itens dentro dela, de uma das seguintes formas:

- Pressionando o botão direito do mouse em cima da criatura e selecionando a opção "Use";
- Pressionando a tecla CTRL e em seguida clicando na criatura morta;


Ao encontrar dentro da criatura um item que lhe interesse, você pode arrastar este item com o mouse para dentro de sua mochila. Note que existe um indicador de capacidade, que vai diminuindo na medida em que você adiciona itens em sua mochila.

7- Para subir uma escada, pressione a tecla CTRL e em seguida clique na parte de baixo da escada;

8- Existem certos buracos que não tem escada para você subir. Nestes, você só consegue subir de volta se tiver uma corda (Rope), que pode ser comprada nas lojas da cidade por 50gp, ou se algum jogador puxar você do buraco. Para usar a corda, fique embaixo do buraco, pressione a tecla CTRL, clique na corda e em seguida clique nos pés do seu jogador. Ele será levado para cima.

9- Para puxar um jogador que está preso em um buraco, ele deve ficar na marcação do buraco. Basta então o jogador que está em cima pressionar a tecla CTRL, clicar na corda e em seguida clicar no buraco. O jogador que está dentro do buraco será então puxado para cima. Essa técnica também é muito útil para puxar criaturas, quando existem muitas dentro de um local apertado, você pode tentar puxá-la para combater uma de cada vez.

10- Para ver o nome de um equipamento qualquer, pressione a tecla SHIFT e sem seguida clique no equipamento;

11- Existem vários locais onde existem jogadores "robôs", chamados de NPCs (Non Player chars). Eles interagem com você quando você fala com eles. Servem para vender ou comprar coisas que você pega. Para iniciar um diálogo com esses NPCs, escreva "Hi" na janela de diálogo. Nas lojas, normalmente existem quadros de aviso, onde você pode ver o que o NPC compra ou vende. Para ler o quadro, pressione a tecla CTRL e em seguida clique no quadro de aviso. Algumas frases importantes:

- "Hi" - inicia o diálogo com um NPC;
- "What do you sell?" - ele diz quais os itens que ele vende;
- "What do you buy?" - ele informa os itens que ele compra de você;
- "Buy <nome_item>" - você compra um item;
- "Sell <nome_item>" - você vende um item para o NPC


12- Lute com no máximo 2 criaturas de cada vez, pois essa é a capacidade máxima de defesa do seu escudo. Caso mais de 2 criaturas ataquem você, mesmo sendo criaturas fracas, você irá receber danos.

 
Vocações   (voltar ao Índice )
 

Ao atingir o level 8, depois de matar muitas criaturas, você poderá finalmente ir para uma das cidades onde o jogo acontece de verdade e onde as habilidades especiais da vocação escolhida se desenvolverão, ou seja, você já terá passado da fase de iniciação. Para isso, você deve ir ao Oráculo. Informe-se com outros jogadores onde fica o Oráculo, caso não saiba.

Ao falar com um Oráculo, você deverá escolher uma das 4 vocações disponíveis e uma cidade para morar. Você pode se mudar de cidade mas não pode mudar de vocação. Existem muitos sites que explicam as vantagens e desvantagens de cada vocação. Essa é uma escolha bastante delicada. Cada vocação tem suas vantagens, não existe necessariamente uma vocação que seja melhor do que a outra. O importante é você tentar escolher uma vocação com a qual se identifique mais. A vocação escolhida determina o desenvolvimento futuro de suas habilidades e quais as suas características de resistência e magia se desenvolverão mais na medida em que você aumenta de level.

A seguir informações básicas sobre as vocações, com um alguns estudos feitos, para de forma imparcial, informar sobre o que lhe espera em cada vocação escolhida:

Knight

O Knight é um guerreiro feito para lutar corpo-a-corpo com seus inimigos. Cada level que passa (a partir do ganho de experiência), ele aumenta sua capacidade de transportar itens mais do que qualquer outra vocação. Isso é útil para pegar uma maior quantidade de itens das criaturas, para poder vendê-los aos NPCs ou a outros jogadores. Com isso, um Knight consegue fazer muito dinheiro. Sua resistência (life) também aumenta bem mais do que as outras vocações, o que o torna mais difícil de ser morto pelas criaturas.

Um Knight também desenvolve as habilidades de ataque com armas (exceto ataque à distância) bem mais rapidamente do que as outras vocações. O knight é a vocação mais fácil de jogar, pois não precisa de muita estratégia de combate. Ou você tem skills para matar uma determinada criatura ou não tem. Se tiver, parte para cima e mata ela. É uma vocação econômica. Normalmente você precisa apenas de seu equipamento e de sua arma, sem gastar outros itens (magias, flechas) para caçar. Com isso, consegue juntar mais dinheiro e passar bem mais tempo explorando e caçando do que as outras vocações, uma vez que as outras vocações precisam regularmente voltar para o centro da cidade para comprar mais magias, flechas e outros itens.

Vantagens

- Um Knight é ótimo para lutar contra criaturas fracas e medianas como:
Rotworms , Minotaurs, Beholders, e em levels mais altos, Cyclops, Dwarf guards etc.), pois estas criaturas não conseguem vencer suas habilidades de escudo e cairão facilmente com seu poder de ataque.

- Ao subir de level, um knight aumenta sua capacidade de transportar itens e sua resistência (life) mais do que qualquer outra vocação, o que o torna duro na queda. É difícil matar um knight. Sua grande capacidade permite que ele transporte mais itens encontrados nas criaturas para vendê-los quando voltar ao centro da cidade. Com isso ele pode ganhar dinheiro mais rápido do que as outras vocações.

- Caçando criaturas mais fracas ou compatível com a sua força, o Knight não gasta equipamentos ou magias. Isso faz com que sua caçada possa ser longa e de baixo custo, mais um fator que faz o Knight uma ótima vocação para ganhar dinheiro.

- Em levels realmente altos (acima de 100 - que leva uns dois anos de jogo se você jogar umas 4 horas por dia), só um knight é capaz de enfrentar mais de um DEMON por vez, ou fazer sozinho quests (missão) como a DEMON HELMET QUEST com relativa segurança. Outras vocações até podem conseguir, mas a probabilidade de fracasso é bem maior. Durante nossa pesquisa sobre o jogo, vimos alguns vídeos de mágicos com level acima de 120 que fracassaram nestas missões. Em compensação, vimos vários vídeos de Knights acima do level 100 que realizaram com relativa tranquilidade esta mesma tarefa.

- Em mundos PVP, onde é permitido que jogadores matem outros jogadores, caso um knight esteja bem preparado, ou seja, com muitas magias de UH, ele pode até não conseguir matar seu oponente, mas seu oponente também dificilmente irá matá-lo. Devido a sua grande capacidade de carga, um knight pode carregar mais magias de UH para se curar do que um mágico ou paladino pode carregar de magias e armas de ataque para feri-lo.

Desvantagens

- Um knight, até em levels mais altos, gasta bem mais dinheiro para caçar criaturas mais fortes do que nas outras vocações. Para caçar tais criaturas, um knight é totalmente dependente de uma magia chamada Ultimate Healing (UH), que ele não produz. Ele compra cada magia por 175gp nas lojas ou um pouco mais barata na mão de Druids, a única vocação capaz de produzir tais magias.

- Para caçar um Dragon no level 35/40, por exemplo, um knight gasta de 3 a 10 UHs (ou seja, até 1750gp), enquanto em outras vocações, como um Paladino por exemplo, pode gastar apenas alguns dardos, totalizando um custo de cerca de 30/40gp.

- Um knight aguenta mais ataques, mas demora muito mais para matar uma criatura mais forte do que uma das vocações mágicas (Sorcerer ou Druid), pois tais vocações dispõem de magias poderosas que podem acabar com qualquer criatura em um piscar de olhos. Um Knight não tem tal poder de ataque. Um mágico de level 50 mais ou menos, é capaz de matar uma Giant Spider, uma criatura considerada forte e perigosa, em menos de 15 segundos. Um knight deste level vai levar cerca de um minuto para fazer o mesmo, e provavelmente vai gastar um bocado de UHs.

     

- Enquanto em outras vocações é possível matar criaturas mais fortes usando estratégias, um Knight só consegue matar tais criaturas em levels bem mais altos. Por exemplo, um mágico (sorcerer ou druid) é capaz de matar cyclops no level 11 ou 12. Um Knight, só lá para o level 25. Um paladino consegue caçar um Dragon ou uma Giant spider a partir do level 20, mais ou menos, usando uma boa estratégia. Um knight só irá conseguir fazer o mesmo depois do level 40. Ele pode até caçar tais criaturas em levels menores, mas vai gastar tantas magias de UH que vai levá-lo à falência após matar poucas criaturas.

- A vocação de um knight pode ser meio entediante, pois para atingir um bom nível de força e defesa, é necessário treinar bastante as habilidades de escudo e de ataque. A partir do level 70 de ataque, por exemplo, você levará umas 20 horas de jogo para passar para o próximo level.

- Um knigh desenvolve muito lentamente suas habilidades de magia e pode usar poucas delas e normalmente de forma pouco eficiente. Um knight não foi feito para usar magias, apesar de depender bastante de algumas delas, como a magia de cura produzida por outra vocação (Druids). As magias de que os Knighs necessitam podem ser compradas em lojas ou de outros jogadores.

Resumindo

O Knight é uma vocação fácil de jogar, fácil de ganhar dinheiro e difícil de ser morto. Não é muito boa para caçar grandes criaturas sozinho, mas é muito útil para ajudar outros amigos em grandes caçadas, bloqueando as criaturas enquanto jogadores de outras vocações atacam. Não produz nenhuma magia mas pode usar várias, ainda que de forma ineficiente.

Paladin   (voltar ao Índice )

O paladino é a vocação do ataque à distância. É a vocação mais equilibrada em habilidades do jogo. Um paladino não é tão bom em magias como um mage mas é bem melhor do que um Knight, nem é tão resistente como um knight, mas é bem mais do que um mágico. O Paladino é a vocação da estratégia. As suas habilidades de ataque à distância se desenvolvem muito mais rapidamente do que em qualquer outra vocação. A habilidade de ataque à distância de um paladino desenvolve duas vezes mais rápido do que a habilidade de ataque de qualquer arma de um knight. Isso faz com que suas flechas e dardos, já em níveis (levels) medianos, causem grandes danos nas criaturas, sem que o Paladino seja tocado por estas criaturas. A estratégia básica de um paladino é se manter longe das criaturas que está atacando enquanto atira suas flechas ou dardos, até que ela morra.

Vantagens

- A habilidade de combate a distância de um paladino se desenvolve muito rapidamente e em pouco tempo ele se torna um poderoso guerreiro, capaz de destruir as mais poderosas criaturas, desde que possa se manter longe do ataque delas.

- Em levels baixos, é capaz de caçar criaturas fortes com facilidade e baixo custo. Normalmente é uma vocação muito divertida de se jogar. Exige inteligência do jogador nas estratégias de combate. Nas mãos de um bom jogador, o Paladino é uma vocação extremamente poderosa. O dano causado por seus ataques é de causar inveja para qualquer Knight e até mesmo ao mágicos.
- O Paladino é capaz de criar algumas boas magias (runas) de ataque, como a famosa (Heavy magic missile) e é capaz de usar todas as outras magias, de forma razoavelmente eficiente.

- Um paladino normalmente prefere caçar criaturas mais fortes, que dão itens melhores, uma vez que ele consegue caçar tais criaturas com facilidade e, caçar criaturas fracas acaba sendo um gasto de dinheiro, uma vez que cada flecha atirada custa 2gp e cada dardo custa 3gp.

Um paladino desenvolve a habilidade de escudo tão rápido quanto um knight. Existem armas de distância como facas de arremesso, estrelas ninja e lanças, que permitem ao Paladino usar um escudo. Isto é útil para caçar criaturas em locais apertados, onde não dá para correr.

- Um paladino de level mediano é uma máquina de destruição se comparado às outras vocações, em termos de eficiência e custo. Dentro de uma tumba, caçando Scarabs, múmias, ghouls e outras criaturas, só um paladino é capaz de permanecer tanto tempo lá dentro e matar tantas criaturas com um custo tão baixo. Essa habilidade de matar muito, de forma eficiente e com baixo custo, faz com que o paladino seja uma ótima vocação para aumentar rapidamente de level. Lá pelo level 45, um Paladino é capaz de caçar com baixo custo Giant Spiders e outras criaturas fortes lá em POH, um conhecido local onde estas criaturas vivem, ganhando experiência muito rapidamente, e de forma muito mais eficiente e barata do que qualquer Knight ou mágico poderia caçá-las.

Desvantagens
- Enquanto está combatendo com flechas e dardos, o paladino fica vulnerável. Caso uma criatura forte o atinja com ataque físico, ele vai receber um dano gigantesto se comparado a um dano que um Knight receberia ou até mesmo um mágico, uma vez que mágicos podem usar escudos o tempo todo, apesar de não desenvolverem a habilidade de escudo tão bem quanto um paladino. Até criaturas medianas, como um Minotaur Guard pode se tornar um terror para um Paladino se ele ficar preso e tiver que combatê-la fisicamente enquanto está usando flechas ou dardos.

- Apesar de desenvolver relativamente bem suas habilidades de magia, não se compara ao poder adquirido por um mágico, que consegue usar as magias com muito mais poder e eficiência do que um Paladino.

- Um paladino não deve enfrentar criaturas mais rápidas do que ele, pois quando as criaturas encostam e fazem ataques físicos, é um sufoco.

Resumindo

O Paladino normalmente é uma vocação bem divertida, onde não é necessário ficar treinando horas e horas, de maneira entediante, para adquirir um certo poder. É divertido também porque caçar criaturas maiores dá mais emoção e faz bem para o ego de um paladino, causando inveja, especialmente aos Knights. É versátil, pode usar estratégias diferentes para caçar criaturas diversas de maneira mais eficiente. Pode usar escudo em determinadas situações para suportar ataques físicos, tão bem quanto um Knight. Não precisa de muito dinheiro nem equipamentos bons para sobreviver. Suas armas principais (arco e atirador de dardos) são baratas e facilmente conseguidas. É a vocação do equilíbrio de forças.


Mágicos (Sorcerer e Druid)   (voltar ao Índice )

Existem duas vocações baseadas nas forças mágicas: Sorcerer e Druid. Essas vocações são equivalentes na maioria dos aspectos. A diferença básica entre elas é que os Druids possuem algumas magias exclusivas, voltadas para a cura, enquanto que os sorceres possuem algumas magias exclusivas voltadas para o ataque.

Ao subir de level, o mágico ganha muito mais capacidade de magia do que qualquer outra vocação, mas ganha muito menos resistência do que as outras. Caçando criaturas mais fracas, os mágicos não gastam muitos recursos, sendo mais econômico do que um Paladino. Para caçar criaturas maiores, um mágico pode gastar muita capacidade de mana, e assim, precisará ficar vários minutos sem caçar mais nada até que o mana se recupere ou terá que gastar dinheiro tomando vidros de mana, que custam 55gp cada. Em compensação, quando decide atacar com força, o mágico vai ao extremo. Usando suas magias de ataque, ele é capaz de matar 4 ou 5 vezes mais rápido uma criatura do que quaquer Knight ou Paladino de mesmo level.

Vantagens gerais

A habilidade de magia de um mago se desenvolve muito mais rapidamente do que nas outras vocações. Na medida em que essa habilidade aumenta, os ataques mágicos se tornam mais fortes. Ninguém é capaz de matar mais rapidamente uma criatura do que um mágico, especialmente se for um Sorcerer.

OBS: Se você é um Knight com skill 90 de ataque, não vem com essa de dizer que dá golpes que causam dano de 190 e por isso você mata mais rápido, pois do mesmo jeito que seu golpe causa 190, às vezes causa 10 de dano ou às vezes nem causa dano. Os golpes mágicos sempre causam dano, de uma forma bastante regular e poderosa. No level 40, mais ou menos, um mago é capaz de causar um dano médio de 150-170 por turno (cada turno tem 2 segundos), com sua varinha em conjunto com a magia "Energy Strike".

-Mágicos usam uma espécie de varinha mágica para efetuar seus ataques. Só eles podem usar estas varinhas. Na vocação Sorcerer, estas varinhas se chamam Wands. Na vocação Druid, se chamam Rods. Cada vez que um ataque de varinha é feito, consome um pouco da capacidade de magia do mago (mana). Ao contrário dos ataques físicos, efetuados por knights e paladinos, os ataques mágicos sempre causam dano no inimigo. Este dano varia dependendo do level mágico, da varinha que está sendo utilizada e de fatores randômicos do jogo.

- As vocações mágicas (Sorcerer e Druid) são as mais mortais do jogo. São capazes de matar qualquer criatura de forma bem mais rápida do que qualquer Paladino ou Knight jamais sonhou.

- Suas habilidades de escudo não se desenvolvem bem, mas como ele pode carregar sua varinha juntamente com um escudo, aguenta bem mais ataques físicos do que um Paladino que esteja usando um arco para atirar flechas ou dardos.

- Os mágicos são capazes de "sumonar" (trazer à vida) criaturas poderosas, para lhe ajudarem nas caçadas, fazendo o papel de um Knight, bloqueando criaturas fortes enquanto efetua ataques à distância para não ser atingido.

- Se o mágico tiver uma Premium account (opção paga do jogo), será capaz de aprender a poderosa magia Energy Strike, que em levels medianos causa danos enormes nas criaturas, bem mais forte do que qualquer ataque de um knight ou Paladino. Essa é talvez, o ataque mais invejado pelas outras vocações.

- O mágico dispõe de uma grande variedade de magias, que ele usa de forma eficiente, causando grandes danos. Pode produzir e acumular várias magias de ataque, para usar nas caçadas de criaturas maiores.

Vantagens do Druid

O Druid é capaz de produzir magias (runas) de cura, como a famosa Ultimate healing . Essas magias são vendidas em média por 3.000gp cada pacote de 20. O Druid normalmente é a vocação mais fácil de fazer dinheiro por conta disso, pois estas magias são muito procuradas por outras vocações, especialmente pelos knights.

- O Druid também é capaz de curar outros jogadores ou criaturas "sumonadas", o que pode ser bastante interessante e econômico nas caçadas.

- Apesar de não produzir a magia (runa) de ataque chamada Sudden Death, o Druida pode comprá-la nas lojas ou de outros jogadores. Ele usa ela tão bem quanto um Sorcerer.

     

Vantagens do Sorcerer

- O Sorcerer é o único capaz de produzir a magia mais letal do jogo, a famosa Sudden Death, que é vendida por cerca de 6k (6.000gp) o pacote com 20 (apesar de não ser tão fácil de vender como a UH, que só os Druids produzem). Ele possui também magias de ataque exclusivas e extremamente letais, como por exemplo a magia instantânea Energy Wave, que não gasta muito mana e causa danos de dar inveja.

- O Sorcerer também é o único capaz de aprender a usar a magia instantânea chamada Ultimate Explosion, a coisa mais forte que existe. O dano causado é descomunal, capaz de matar praticamente qualquer criatura em um raio enorme com um único golpe. Essa magia no entanto só pode ser usada a partir do level 60 de experiência. Se você jogar umas 4 horas por dia, vai levar uns 3 ou 4 meses (talvez mais) para atingir esse level de experiência.

     

Desvantagens das vocações mágicas

- As caçadas podem se tornar custosas. Caso o mágico gaste muito mana para se curar dos ataques, o que é comum devido à sua baixa resistência e habilidade de defesa, ou usando muitas magias de ataque, terá que aguardar sua capacidade de mana se regenerar, o que pode demorar vários minutos. Se não quiser esperar, terá que tomar vidros de mana, que custam 55gp cada. Isso pode tornar uma caçada bem mais custosa do que para um Knight e até mesmo um paladino.

- O mago tem que ficar sempre ligado em se curar. Um vacilo e "BUM", você está morto. A capacitade de resistência à ataques de um mágico cresce muito pouco a cada level. Algumas criaturas são capazes de matar um Sorcerer ou Druid com um único golpe. Por conta disso, os magos têm que ficar sempre atentos para se curarem rapidamente ao receberem ataques, caso contrário...

     

Resumindo

Mágicos são a vocação mais complexa de se jogar, pois são muitas possibilidades de ataque. Também é uma das mais arriscadas, pois você depende muito da percepção do momento certo para se curar dos ataques, devido à sua baixa capacidade de resistência. Pode ser uma vocação custosa se você não souber administrar bem sua capacidade de magia (mana). Apesar disso, é a vocação mais poderosa para combates individuais com criaturas, ou seja, é capaz de matar qualquer coisa bem mais rápido do que qualquer outra vocação. A sensação de poder é grande ao jogar com um mágico e também é muito divertido. O grande dilema é escolher entre Druid e Sorcerer. Na nossa opinião, o Druid é mais vantajoso até o level 60, pois ganha mais dinheiro vendendo suas runas de UH e gasta menos ao caçar com criaturas "sumonadas", pois pode curá-las, coisa que um sorcerer não pode fazer, a não ser que tenha comprado runas de cura. A partir do level 60 ser um sorcerer é melhor, pois ele já não depende muito de runas de cura, uma vez que sua magia instantânea de cura mediana já é tão poderosa que praticamente nunca será necessário recorrer a uma runa de UH. Aí vem a vantagem de um sorcerer: o uso de suas magias exclusivas Energy Wave e Ultimate Explosion, que causam danos de dar inveja para qualquer Druid. Isso significa que, se você jogar pouco Tíbia, durante os 4 ou 5 primeiros meses irá se sentir bem jogando com o Druid. Após isso, continuará sendo interessante, mas se você fosse um sorcerer de level 60, seria ainda mais poderoso.

 

 

Qual vocação ganha a batalha em mundos PVP (jogador contra jogador)   (voltar ao Índice )
 

Esse é um dos grandes dilemas, que aflinge a cabeça dos jogadores que estão jogando em mundos PVP (onde é permitido atacar outros jogadores). A maioria das pessoas diz que quem ganha uma luta são os Sorcerers, mas na verdade, as coisas não são bem assim.

Após estudarmos centenas de vídeos publicados na Internet, de combates entre jogadores, chegamos a alguns conceitos que podem ser valiosos para quem estiver em dúvida sobre qual vocação é mais forte em um combate entre jogadores, de modo geral.

Quem ganha em uma batalha entre jogadores: Sorcerer, Druid, Paladino ou Knight?

A resposta que temos para dar é... Depende.

São dois os fatores determinantes em uma batalha:

1- A diferença de level entre os oponentes;
2- A preparação de cada um em termos de magias de ataque e cura que carregam;

Nos vídeos que assistimos, percebemos que, quando o seu oponente for em torno de 10 levels mais altos que você, corra, senão você provavelmente vai morrer.

Em outras situações, quando a batalha é entre levels próximos, normalmente ganha quem estiver mais preparado, ou seja, quem tiver mais runas de ataque e defesa e souber utilizá-las corretamente. Claro que existem outros fatores. Por exemplo:

- Ao lutar contra um jogador despreparado, um sorcerer será mais mortal, porque consegue causar danos mais rapidamente, tornando a fuga do oponente mais difícil.

- Um Knight tem mais chances de escapar de um ataque surpresa, pois ele é mais resistente. Se estiver com algumas runas de cura, provavelmente poderá fugir para as áreas de segurança, onde não poderá ser mais atacado.

- Um paladino distraído é uma presa fácil, tanto para Knights como para Sorceres, pois se estiver usando arco e flecha, receberá grandes golpes e poderá morrer antes de conseguir usar suas runas de cura.

- Um paladino de mesmo level ou um pouco maior do que seu oponente, lutando em uma área aberta tem vantagens na luta, especialmente contra knights, pois poderão atirar à distância, sem ser atingidos pelo seu oponente.

Não tem como saber quão preparado o seu oponente está, então, toda luta poderá lhe trazer surpresas. Claro que existem situações onde você pode identificar vantagens para você, dentro dos cenários citados anteriormente, o que aumentará ou diminuirá suas chances vitória.


Estratégias para combate contra outros jogadores

 
Estratégias de luta para um Knight   (voltar ao Índice )
 

Em uma luta em levels semelhantes, o Knight normalmente tenta vencer seu oponente pelo cansaço, ou seja, o Knight não bate tão forte, então vai atacando, forçando seu inimigo a gastar suas runas de cura e suas runas de ataque. Devido a sua grande capacidade, um Knight consegue carregar mais runas de UH do que um Paladino ou mágico pode carregar entre runas de cura e ataque. Sendo assim, se você estiver realmente preparado, provavelmente vencerá uma batalha caso ela se estenda por um longo tempo, pois as runas e mana do mágico ou paladino irão acabar bem antes de suas magias de cura. Depois que as runas de seu oponente acabarem, é hora dele chorar, pois a morte é certa.

A estratégia de combate ideal varia de acordo com quem você está lutando.

Contra um mago

Um mago não usa ataque físico, então seu escudo não serve para nada. Neste caso, você deve usar uma boa arma de duas mãos, como uma Giant Sword ou uma War Hammer, dependendo da habilidade de ataque que você desenvolveu. As armas de duas mãos normalmente possuem uma capacidade de dano maior.

Lembre-se que o mágico possui pouca resistência contra ataques, então ele terá que ficar sempre atento para se curar. A cada dois segundos (que corresponde a um turno de ataque), é possível efetuar dois ataques, um usando a arma e outro a partir de uma magia. Se o mágico precisar se curar no turno, só irá atacar com a varinha, que normalmente causa pouco dano.

Como você é um knight, resistirá mais turnos antes de ter que usar uma magia de cura. Sendo assim, você deve sufocar o mágico, atacando da forma mais forte que puder. Coloque o modo de luta em Offensive Fighting, cole no mágico e enquanto você bate, solte suas runas de GBF (Great FireBall) nele. Isso irá causar grandes danos no mágico e ele ficará tão preocupado e desesperado em se curar, que provavelmente não conseguirá atacá-lo.

Muitos mágicos "sumonam" uma ou mais criaturas para ajudá-los a bater em você. Isso pode ser um problema, mas se você perceber que pode resistir pelo menos uns 2 turnos antes de ter que usar uma magia de UH, ignore as criaturas sumonadas. O mágico estará mais vulnerável, pois para sumonar uma criatura ele gasta muita capacidade de mana. Essa é então a hora que você deve atacar ele com toda força. Meta GBF na testa dele enquanto ataca com sua arma de duas mãos.

Caso as criaturas sumonadas estejam tirando seu life muito rapidamente, corra para um lugar onde você possa ir para um andar acima ou abaixo. Se o mágico seguir você, ficará sem as criaturas e provavelmente não poderá sumonar novas, pois seu nível de mana estará baixo... Trinque os dentes e parta para cima de novo.

Contra um paladino

A estratégia é semelhante, so que nesse caso, um escudo ajuda. Se o paladino for de um level mais alto que o seu, é melhor evitar o confronto caso seja em território aberto, pois sendo de um level mais alto, ele poderá se manter longe de você enquanto ativa dardos (bolts) em você.

Coloque seu melhor escudo e sua melhor arma de uma mão. Configure para Defensive fighting e parta para cima. Cole no Paladino. O dano de uma flecha ou dardo é bem menor quando a criatura (no caso você) está colada no paladino. Uma vez que você colou nele, mude o modo de ataque para Offensive fighting e bata com toda força. Será muito bom para você se você puder usar GBF (runas de Great Fireball) nos seus ataques, pois em cada turno, grandes danos serão causados e você poderá matar o Paladino rapidamente. Esse casadinha de ataque junto com GBF é uma das melhores técnicas de combate para o Knight.

 
Estratégias de luta para um mago (Sorcerer ou Druid)   (voltar ao Índice )
 

O mágico deve tentar finalizar a luta o mais rápido possível, usando força total de modo que seu oponente não consiga se curar na mesma velocidade com que recebe os danos.

Contra um Knight
Mantenha-se longe do Knight e vá soltando runas de HMM (Heavy magic missile). Caso esteja com uma varinha que atire a distância, use-a também. O importante é tentar sempre evitar o contato direto com o Knight.

Caso você tenha a intenção de sumonar uma criatura, a melhor hora é no começo da briga, pois provavelmente você não terá mana suficiente para sumonar depois que estiver apanhando...

Se você puder, sumone criaturas como Fire Elemental ou Orc Leader . Elas são criaturas fortes, rápidas e imunes ao fogo, ou seja, os ataques de GBF do Knight não irão causar danos nelas. Um knight provavelmente não irá suportar um ataque simultâneo seu juntamente com uma dessas criaturas...
Caso você sumone uma criatura, não corra mais do Knight. Fique parado mesmo, atacando juntamente com sua criatura. Até o Level 35, um Orc leather é um grande desafio para um Knight, mesmo se ele estivesse sozinho, imagine com você batendo junto. Provavelmente nesse level, um knight irá correr de você quando você sumonar essa criatura. Caberá a você então decidir se vai atrás dele ou não...

Se o Knight não correr quando você sumonar sua criatura, é hora de você finalizar o combate, pois no caso do Knight matar sua criatura "sumonada", provavelmente você é quem estará agora na desvantagem. Muitas vezes o Knight fica preocupado com a criatura que você sumonou e começa a bater nela ao invés de bater em você. Se você for um Druid, você pode em um turno usar uma runa de cura na sua criatura e no outro turno tacar uma runa de SD (Sudden death) no Knight. Se ele vacilar um centésimo de segundo antes de se curar, lona. Se você for um sorcerer, terá mais dificuldade em curar sua criatura, mas, se puder, use sua magia de energy beam ou Energy wave... Provavelmente será dor demais para o Knight suportar.

No caso de ser uma briga de gente grande, levels mais altos, a história já é diferente. Uma das diferenças é que suas criaturas sumonadas já não serão mais uma vantagem, pois um knight ou paladino de level alto é capaz de matar qualquer uma delas rapidamente. neste caso, porém, quando você for level 70, não precisará mais ler esses tutoriais. :)

Contra um Paladino

O Paladino vai fazer de tudo para ficar longe de você, e você, tem que colar nele. O conselho é semelhante ao dado para o Knight. Se o paladino for de level mais alto, evite o confronto em território aberto, caso contrário, parta para cima. Cole no Paladino. O paladino aguenta menos do que um knight e você é o terror, porque você é um mágico, a vocação mais letal. Sumone um ou dois monks, encurrale o Paladino... Sem chance para ele... A probabilidade de vitória para você é imensa.

 

 

Estratégias de luta para um Paladino   (voltar ao Índice )
 

Em mundos PVP, ou seja, onde é permitido lutar contra outros jogadores, um Paladino provavelmente é a presa mais fácil. Isso porque obviamente os seus oponentes irão lhe atacar em situações onde puderem lhe encurralar, dentro das cavernas, por exemplo. Encurralado, um paladino não é muito bom. Em campos abertos, no entanto, você vira o caçador. Identificando sua presa, preferencialmente uns 2 levels mais baixos que o seu, você estará na vantagem.

Contra um Knight

Se você for atacado de surpresa, sua melhor estratégia é tentar fugir para um local aberto, onde você não possa ser encurralado, ou simplesmente correr para uma área de segurança, onde você não pode ser atacado. Enquanto escapa de um Knight, coloque um escudo, senão provavelmente você vai morrer... Não ataque, apenas coloque um escudo, mude o modo de combate para Defensive fighting e corra para um local aberto. Usando um escudo, como você também é um cara (ou uma garota) bom de escudo, assim como o Knight, os golpes dele não irão causar grandes danos. Seja paciente. Tendo um bom escudo e um skill rasoável, você é capaz de resistir a um Knight por muito tempo. Chegando em território aberto, se as condições forem favoráveis, mantenha distância do Knight, coloque seu crossbow e dane bolts (dardos) para cima do knight, juntamente com runas de HMM (heavy magic missile). Das duas uma: ou o Knight corre ou morre.

Se as condições não forem favoráveis, corra para uma área de segurança ou para o centro da cidade, pois lá, dificilmente o oponente que iniciou a briga continuará atacando.

Contra um mágico

Com mágicos, a coisa pode ficar mais difícil caso você seja encurralado, pois nesse caso, seu escudo não vale de nada, uma vez que os ataques de um mágico não são físicos. Sua única chance é correr para um lugar aberto, para então avaliar melhor o oponente e decidir se vale a pena o confronto ou se é melhor recorrer a uma zona de segurança. Se você ficar encurralado e o mago "sumonar" criaturas, reze, pois você provavelmente irá para a terra dos pés juntos.

OBS: Como dá para perceber, o paladino é talvez a vocação mais vulnerável nos combates entre jogadores, pois quando encurralado, ele não é tão letal e realmente fica na desvantagem em relação às outras vocações. Em mundos non-PVP (onde não é permitida a luta entre dois jogadores), o Paladino é uma vocação mais vantajosa, pois você não terá a preocupação de ser morto por outros jogadores, terá apenas que se preocupar com as criaturas, que normalmente sucumbem facilmente mediante suas flechas e dardos.

Você pode baixar gratuitamente e encontra mais detalhes de Tíbia:

http://www.meusdownloads.com.br/p.jsp?ppID=c584



MeusDownloads © 2007 - www.meusdownloads.com.br
inclua seu software | fórum | fale conosco | privacidade | meu espaço
contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site